O Recode Pro, em 2020, vai selecionar 216 pessoas talentosas e motivadas, 162 residentes da região metropolitana de São Paulo e 54 da região metropolitana do Rio de Janeiro, mesmo sem experiência na área, para um curso de formação técnica na área de tecnologia, e que inclui também o desenvolvimento de habilidades profissionais e socioemocionais.

Você pode ser uma delas!

Essa oportunidade única de se tornar um desenvolvedor full stack incluirá a possibilidade de conhecer empresas parceiras da Recode, interessadas em recrutar esse profissional, e sem falar nas aulas com professores especialistas e profissionais do mercado de TI, além de contar com monitoria diária para acompanhamento dos projetos que serão  desenvolvidos!

Respeitando o contexto da pandemia da Covid-19, o curso será em formato EaD com aulas em tempo real. Os equipamentos para assistir as aulas serão cedidos pela Recode.

Inscrições encerradas para o Recode 2020!

Requisitos para participar

Outros critérios para seleção:

No Recode Pro valorizamos a diferença e a diversidade com inclusão. Pelo menos 51% dos nossos participantes serão negros, pardos ou indígenas, 40% serão mulheres e, como critério de desempate, PCDs e LGBTQI+ terão prioridade, a menos que as pessoas que comporiam esse percentual não atinjam as notas mínimas nas etapas classificatórias. Somente nesse caso, as vagas serão destinadas a pessoas fora desses perfis.

Leia o Regulamento antes de fazer sua inscrição

Regulamento

Cronograma

Inscrição no Site do Programa

Clique em “Inscreva-se” e preencha o formulário! Após o preenchimento do cadastro, acesse sua caixa de entrada de e-mail para confirmar o recebimento da sua inscrição e começar a fazer os cursos

Período para realização dos três cursos online da Plataforma Recode

Automaticamente, você estará inscrito em três cursos online: Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto, Tecnologias Exponenciais e Aprendendo a Programar

Divulgação dos classificados para o Hackathon

A publicação dos classificados nessa primeira etapa será feita no site do programa. Você também será notificado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Hackathon Virtual

O Hackathon Virtual consiste em um desafio em que os participantes são agrupados em times para desenvolver soluções tecnológicas para questões propostas. Saiba mais no regulamento.

Divulgação de pré-selecionados para entrevistas individuais

A publicação dos pré-selecionados no Hackathon estará disponível no site do programa. Você também será notificado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Envio de Documentação

Os documentos recebidos serão validados internamente e a equipe da Recode responsável poderá entrar em contato com os respectivos pré-selecionados caso a documentação esteja incompleta ou não corresponda às informações solicitadas.

Entrevista Individual

Nas entrevistas individuais, será avaliada a capacidade do pré-selecionado corresponder ao compromisso necessário para a formação proposta.

Divulgação da Lista de Selecionados no Programa

A divulgação da lista completa dos 254 selecionados (216 aprovados + 38 em lista de espera) para as turmas de 2020 será publicada no site do Recode Pro e nas redes sociais da Recode. Você também será notificado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Fique atento!

Perguntas e Respostas

1. Por que escolher a Recode?

Com 25 anos de atuação, a Recode é uma organização social que promove o empoderamento digital e está presente em 9 países com mais de 1.150 centros de empoderamento digital, já tendo alcançado mais de 1,7 milhão de pessoas.

O Programa Recode Pro é totalmente gratuito e voltado à promoção da diversidade ao selecionar pessoas de alto potencial que tiveram oportunidades limitadas por sua condição individual e social.

Além disso, os alunos se engajam na solução de problemas a partir de sua leitura de mundo, e a tecnologia entra como uma ferramenta nesse processo. Ao final, os programadores formados são únicos, empoderados pelo senso crítico e criativo, capacidade de comunicação e vontade de transformar sua comunidade.

Além disso, após menos de 3 meses de formados, 81% dos alunos da turma de 2019 estão empregados, com um salário médio de R$4.850,00.

2. O que faz um programador full stack?

É aquele que alia conhecimentos para o desenvolvimento front-end e back-end. O front-end contempla a programação da parte de experiência do usuário ou interface com o produto ou serviço oferecido. Já o back-end está voltado à programação envolvida nas regras de negócio, segurança, banco de dados e integração de servidores.

3. É necessário saber programação para se candidatar?

Não. Você vai aprender programação do zero. É essencial que você se interesse pelo tema e deseje ter uma carreira na área de Tecnologia.

4. Quais os requisitos mínimos para que um candidato possa participar do Recode Pro?
  • Pessoas de 18 a 39 anos completos;
  • Com Ensino Médio completo;
  • Com renda per capita de até um Salário Mínimo (a renda média das pessoas residentes com o participante não poderá ultrapassar R$ 1.045,00 – base Fev/2020);
  • Residentes da região metropolitana de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Não serão aceitos como participantes:

  • Funcionários ou pessoas contratadas pela Recode, seus cônjuges e parentes até segundo grau;
  • Funcionários ou representantes de qualquer fornecedor ou parceiro diretamente envolvido com o Programa, seus cônjuges e parentes até segundo grau;
  • Ex-alunos que tenham concluído o Recode Pro 2019.
5. Termino o Ensino Médio no final de 2020. Posso participar?

Não. No ato da inscrição, o candidato precisa já ter completado o Ensino Médio. O comprovante de escolaridade é, inclusive, um dos documentos que serão considerados durante o Processo Seletivo.

6. Preciso ter 18 anos no ato da inscrição no Programa?

Sim. No ato da inscrição, o candidato deverá ter, no mínimo, 18 anos completos.

7. Tenho 39 anos, mas completo 40 ainda em 2020. Posso participar?

Sim. A exigência é que o candidato tenha até 39 anos no ato de inscrição.

8. O candidato deve ser residente em quais cidades de São Paulo ou do Rio de Janeiro para poder participar?

Os candidatos deverão residir nas Regiões Metropolitanas de São Paulo ou do Rio de Janeiro, conforme detalhamento e mapas abaixo:

CIDADES QUE COMPÕEM A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO:

Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Fonte: https://emplasa.sp.gov.br/RMSP

CIDADES QUE COMPÕEM A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO:

Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Fonte: http://arquivos.proderj.rj.gov.br/sefaz_ceperj_imagens/Arquivos_Ceperj/ceep/informacoes-do-territorio/cartografia-fluminense/Mapa%20da%20Regi%C3%A3o%20Metropolitana%20do%20Rio%20de%20Janeiro%20%E2%80%93%202019%20-%20CEPERJ.pdf

9. Quais são as fases do processo seletivo do Programa Recode Pro?

As etapas que compõem o processo seletivo para o Recode Pro são:

  • Inscrição no site do programa: 25/05 a 10/07;
  • Realização de 3 (três) cursos online da plataforma Recode: 25/05 a 12/07;
  • Participação no Hackathon Virtual: 20/07 a 22/07;
  • Envio de documentação: 26/07 a 31/07;
  • Entrevista individual: 10/08 a 21/08;
  • Formalização da matrícula: 24/08 a 27/08;
  • Início das aulas: 01/09.

 

 

10. O Processo Seletivo será presencial ou virtual? É preciso ter computador e internet?

Todas as fases do Processo Seletivo serão virtuais. Para fazer os cursos iniciais, classificatórios, um celular com acesso à internet é suficiente. Quanto ao Hackathon e as entrevistas, será necessário que você tenha acesso a um computador e internet, preferencialmente, com banda larga fixa ou móvel de ao menos 4Mb (quatro megabytes) de velocidade.

11. Qual o desempenho mínimo nos cursos online?

A nota mínima de desempenho em cada um dos três cursos online é 5 (cinco), todavia, a classificação para a fase seguinte dependerá do ranking de desempenho de todos os candidatos participantes.

 

12. O que é um Hackathon Virtual? É obrigatório participar?

O Hackathon consiste em um desafio em que os participantes são agrupados em times e visam desenvolver soluções tecnológicas para questões propostas.  No caso do Hackathon Virtual, o desafio será online, sendo necessário o acesso a um computador e internet com banda larga fixa ou móvel de ao menos 4Mb (quatro megabytes) de velocidade.

Sim, é obrigatória a participação de todos os candidatos do Recode Pro 2020, classificados na etapa anterior dos cursos online, para que sigam no processo seletivo.

 

13. Como será desenvolvido o Hackathon Virtual?

O evento será realizado em 3 dias com a seguinte dinâmica:

  • Dia 1: apresentação da proposta do evento, regras e regulamento; apresentação da Recode e dos parceiros; divisão dos participantes em grupos; etapa de ideação da solução que deverá ser proposta a partir do desenvolvimento de lógica de programação;
  • Dia 2: cada grupo deverá desenvolver o protótipo da solução escolhida para a questão apresentada;
  • Dia 3: apresentação das soluções pelos grupos e avalição pelos jurados.

Durante o Hackathon Virtual, os participantes terão suas competências avaliadas, tanto do ponto de vista técnico, quanto de comunicação, criatividade, resolução de problemas e colaboração, além de habilidades socioemocionais. A nota mínima de desempenho nessa fase é 5 (cinco), todavia, a classificação para a fase seguinte dependerá do ranking de desempenho de todos os candidatos participantes.

 

14. Ao participar do Hackathon Virtual, eu garanto minha vaga?

Não. O Hackathon Virtual faz parte do processo seletivo do Recode Pro 2020. Caso você tenha se classificado na fase anterior, conforme desempenho nos cursos online, sua participação é obrigatória, mas ainda não garante uma vaga no programa. Dependendo do desempenho obtido, você passará para a fase final de entrevistas individuais.

 

15. Fui pré-selecionado na etapa do Hackathon Virtual, quais documentos preciso apresentar?

Lista de documentos que deverão ser escaneados e enviados à Recode por parte dos participantes que forem pré-selecionados no Hackathon Virtual:

  • Certidão de Nascimento;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Escolaridade: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar;
  • Comprovante de Residência (conta de água, luz, telefone ou gás); e
  • Comprovantes da Renda (dos moradores da casa): holerite, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), Contratos, Recibos e Notas Fiscais emitidas, etc.

 

16. Quantas pessoas serão aprovadas no Processo Seletivo? Como as turmas serão distribuídas?

O Recode Pro 2020 selecionará 216 pessoas, 162 residentes de São Paulo e 54 do Rio de Janeiro, que equivalerão a 4 turmas de 54 componentes cada.

17. Qual o valor do curso?

O curso é gratuito.

18. Receberei algum tipo de benefício para participar do curso?

Não. Como todo o curso será online, a Recode não arcará com quaisquer despesas de alimentação, transporte ou outro eventual subsídio para acompanhamento das aulas, e desenvolvimento do projeto e do aplicativo que são o objetivo de cada grupo

19. Quais os dias e horários das aulas?

As aulas serão dadas via plataforma virtual, em tempo real, de segunda à sexta-feira, com duração de 4 horas diárias, de Setembro de 2020 a Fevereiro de 2021.

20. As aulas do Recode Pro serão presenciais ou virtuais?

As aulas serão dadas via plataforma virtual, entretanto, acontecerão em tempo real em dias e horários específicos. Haverá acompanhamento da presença e do desempenho para aprovação ao final do programa.

21. Como acontecerão as aulas e qual deve ser minha disponibilidade para os estudos?

Os aprovados no processo seletivo receberão formação à distância, por meio de aulas online em tempo real, agendadas e viabilizadas pelo programa.

As aulas serão dadas via plataforma virtual de segunda à sexta-feira, com duração de 4 horas diárias, no período  da manhã ou da tarde, de Setembro de 2020 a Fevereiro de 2021.

Portanto, sua disponibilidade para acompanhar o curso é fundamental para o bom aproveitamento e entrega final de qualidade, envolvendo o desenvolvimento de um projeto e seu aplicativo.

22. Qual a frequência mínima para aprovação no Programa Recode Pro?

A frequência mínima permitida para a certificação será de 75%. Atrasos ou ausência da aula por mais de 20 minutos serão considerados falta.

23. Qual a duração do Programa Recode Pro?

6 meses, com início em Setembro de 2020 e término em Fevereiro de 2021. Não haverá aula no período de 21 de Dezembro de 2020 a de 17 de Janeiro de 2021.

24. Para acompanhar as aulas do curso, é preciso ter computador e internet?

O equipamento de cada aluno, para o exclusivo acompanhamento das aulas virtuais ao vivo e atividades decorrentes, será fornecido pela Recode mediante a assinatura de um Termo de Responsabilidade. Esses computadores serão de propriedade da Recode, que concederá a cessão de uso aos participantes pelo período que durar a formação. Não poderão ser entendidos, portanto, como prêmio ou doação, e terão que ser devolvidos à Recode, no prazo determinado, em perfeitas condições.

Recomenda-se, no entanto, que o aluno disponha de acesso à internet em seu ambiente de estudo, com banda larga fixa ou móvel de ao menos 4Mb (quatro megabytes) de velocidade.

25. Quais serão as entregas dos alunos ao final do curso?

O produto final será um aplicativo elaborado pelo grupo, até o final do curso, e que terá como base o projeto desenvolvido ao longo de toda a formação, utilizando na prática os conhecimentos adquiridos, e que tenha como objetivo propor a solução de uma questão social, identificada pelos próprios alunos.

Os principais critérios de avaliação dos projetos são:

  • Relevância da questão social abarcada;
  • Desenvolvimento da ideia;
  • Qualidade técnica do projeto;
  • Qualidade da identidade visual;
  • Viabilidade do projeto: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso;
  • Gestão e trabalho em equipe.
26. O Recode Pro facilita a inserção do aluno no mercado de trabalho?

Depois de formados, os alunos participarão da Feira de Talentos, uma realizada em São Paulo, e a outra no Rio de Janeiro, juntamente com representantes de empresas parceiras interessados em recrutarem desenvolvedores full stack juniores. Na ocasião, cada grupo apresentará seu projeto, assim como o aplicativo desenvolvido, e, a partir do desempenho obtido também em entrevistas coletivas e individuais, poderão ser contratados.

Os alunos que permanecerem em busca de uma oportunidade de trabalho, após as feiras, continuarão contando com o apoio da Recode, que intermediará os processos seletivos. Isso será feito a partir da disponibilização dos portfólios dos alunos que corresponderem à demanda de outras empresas por profissionais.

27. Que empresas contratam os alunos do Recode Pro?

A Recode mantem relacionamento com várias empresas interessadas no recrutamento de desenvolvedores full stack juniores. Em 2019, grande parte dos alunos foram contratados pelo Banco Itaú e pela Coteminas.

28. Se eu ainda tiver alguma dúvida, para onde devo enviar a minha pergunta?

O site oficial do programa é o www.recodepro.org.br, e o e-mail oficial para o envio de dúvidas, ou outras informações relacionadas ao programa e ao processo seletivo é: recodepro@recode.org.br. A Recode funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e o nosso prazo de resposta é de até 24 horas, considerando dias úteis.

A Recode é uma organização da sociedade civil que usa a tecnologia para gerar oportunidades e estimular a transformação social e o empoderamento digital. Em rede com instituições comunitárias, escolas públicas e bibliotecas, promovemos a formação gratuita de jovens em tecnologia com foco em impacto social, além de apoiar o desenvolvimento de educadores como agentes de transformação.